Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estudo de Caso 24/04/2012

No estudo de caso do dia 24/04/2012 tivemos a análise de duas imagens para apontarmos as semelhanças entre elas e o efeito da "Luz" sobre as mesmas.

Primeira Imagem:
Ginerny na Primavera, Claude Monet, 1900.


Segunda Imagem:
Iluminação noturna da Ponte Estaiada, São Paulo.


Em ambas as imagens podemos observar linhas em sua composição, onde essas direcionam o olhar do observador para a parte superior da imagem, o efeito da luz em ambas é fundamental, com cores bem semelhantes como por exemplo: verde, azul, vermelho, laranja e branco.

No Jardim do Giverny o turista pode desfrutar do sublime, harmonia, e tranquilidade da Natureza.
Já a imagem da ponte nos dá referência a noite agitada e animada de São Paulo e também ao acervo de Patrimônio Arquitetônico que há na cidade como por exemplo: Avenida Paulista, Estação da Luz, Parque do Ibirapuera etc, que com os efeitos das luzes os deixam ainda mais grandiosos.

Av. Paulista



Estação da Luz

Parque do Ibirapuera

Podemos concluir que a luz é de grande importância e através dela temos diferentes sensações. A luminosidade da primeira imagem traz a tranquilidade do dia no jardim e a beleza da Natureza, e a segunda o jogo de luz iluminando a ponte a deixa ainda mais bela e dar bastante ênfase à sua moderna arquitetura e retrata a questão da vida noturna e festiva dos Pauslistas.

Alunos:
Adriano Dutra
Jefferson Almeida
Jorge Amorim
Simone Ribeiro
Thais Alarcon

Um comentário:

  1. Show de bola, pessoal! Adorei as imagens noturnas de Sampa - qualquer uma funcionaria tão bem no nosso estudo de caso quanto a da Ponte Estaiada!

    ResponderExcluir