ESTUDO DE CASO 17-04-12 - ROMANTISMO
Nesta aula de 10/04, vimos um vídeo que teve uma grande ligação com as características do Romantismo.
O Comercial retrata um momento de expressão de liberdade, no qual o principal personagem tenta sair da rotina cansativa e trabalhosa da cidade grande, e passou a criar hábitos que realmente valessem a pena, vivendo intensamente a cada dia. Percebe-se que ele cria um roteiro à ser seguido, diferenciando da vida urbana. Percebe-se que a vida na cidade é algo extremamente estressante e o personagem cria um roteiro para sair dessa rotina, frequentando campos, lagos, morros, cachoeira, com a presença dos amigos que compartilharam os momentos de prazer e lazer, com uma grande valorização da natureza.
A semelhança da propaganda ao pensamento do romantismo seria a ideia de que o personagem não queria fazer parte de uma determinada sociedade industrializada, igual aos pensadores do romantismo que não aceitavam o mundo que lhes eram apresentados. Eles queriam fugir da realidade daquela época.
A diferença, é que ao contrário do que se mostra no comercial, os pensadores não conseguiam fugir daquela rotina, eles não tinham alternativas e acabavam na solidão e na morte.
A indústria turística se baseia em alguns elementos do romantismo para vender seus serviços, pois de acordo com as características romantistas, os pensadores românticos procuravam voltar ao passado que tinha como elementos principais a religião e a natureza. Isso contribui para o turismo, pois se tornam atrativos turísticos, como por exemplo, as cataratas de Iguaçu, tão imponente com sua queda d’agua que demonstra o sublime e ao mesmo tempo o contato físico do turista próximo à queda d’agua, mostrando a natureza de uma forma bela. Podemos citar também, as igrejas, como a Catedral da Sé, que recebe muitos turistas, procurando contato com a religião e obras de artes que são expostas.
Kamila Freitas Moreira
Juliana Tresseno Resende
Erilany Barros de Sousa
Thais Oliveira da Silva
Marisa Vieira Juliani Jacome
Osmar Ferreira Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário