Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 04. Arte e poder: O papel político da arte na Antiguidade e na Modernidade

Principais tópicos abordados:
1. Arte e política
2. O caso do Egito Antigo
3. O caso do Império Romano
4. O caso da Alemanha Nazista
5. A Academia Imperial de Belas Artes do Brasil
6. Estudo de caso: Pedro Américo

Eu acabei preparando mais material para esta aula do que conseguimos ver em sala de aula, porque preferi dar mais atenção à interpretação de cada obra de arte do que simplesmente mostrar um monte de coisas sem poder explicar direito. Por isso, nos slides, vocês encontrarão alguns materiais que eu não explorei em aula - tentarei falar sobre eles na aula da próxima semana, OK?



Se você não consegue visualizar os slides acima, clique aqui.

Também prometi postar aqui um exemplo de filme de propaganda política da Alemanha nazista. Escolhi aquele que talvez seja o mais chocante e conhecido deles: O Judeu Eterno, produzido em 1940 e dirigido por Fritz Hippler. Desde já, peço desculpas aos judeus e leitores de família judaica pelos ultrajes contidos no filme, mas o horror do holocausto não pode ser esquecido. Segue abaixo um pequeno trecho do filme. Para quem tiver estômago e curiosidade, o filme pode ser encontrado na internet na íntegra sem dificuldades.



2 comentários:

  1. Professo o senhor tinha comentado que tinha colocado um se eu não me engano um artigo sobre o quadro Santa Ceia, só q eu não encontrei aqui o blog....

    ResponderExcluir
  2. Thaís, o link para o artigo sobre a Última Ceia (do Tintoretto, não a do Da Vinci) está na postagem da aula 02. De qualquer modo, vai o link novamente: http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/tintoretto_ceia.htm

    ResponderExcluir