Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

quarta-feira, 21 de março de 2012



Com base na aula do dia 13 podemos concluir que uma das é um item que era usado em julgamentos e a outra uma obra de arte de Pablo Picasso. A semelhança entre ambas é clara quanto ao rosto, por que podemos observar as formas finas e alongadas.
As duas possuem finalidades diferentes como a pimeira figura (à esquerda) criada para uso prático em julgamentos, já a segunda figura (à direita) é uma obra de arte criada para ser apreciada, além de refletir emoções .

Mais qual seria a inteção de Pablo Picasso ao expressar em sua obra o rosto baseado na mascara ?

Nada mais que omitir, esconder os sentimentos da então Prostituta, pois se olharmos a primeira figura é uma mascara usada por juizes em julgamentos pelos quais não poderiam representar emoções e sim deveriam ser imparciais alem de ser uma forma de diferenciar a figura da autoridade, então podemos concluir que uma mulher a qual Pablo Picasso expressou não poderia sentir emoções, deveria ser imparcial independente do cliente, pois estaria à negocios, além de que as Protitutas são pessoas que são vista de tal maneira alem de era julgada e Pablo picasso tentou transmitir a ideia de que essas mulheres eram também vistas como objeto de prazer dos homem, nada mais que um objeto.
Não podemos dizer qual das obras seria mais arte do que a outra, pois ambos são de culturas e épocas diferentes. Deveriamos aprecia-la cada uma com os criterios apropriados, mais isso não nôs impede de colocar-las lado a lado em uma explosição , como também dividi-las por categoria como de etinia ou até mesmo de época. mais de qualquer modo poderiamos aprecia-las e refletir muito bem!

Grupo participante:
Camila de Souza
Débora Cristina(redatora)
Gabriel Lima
Marina Arikawa
Regiane Dias
Rosineide Pimentel

Um comentário:

  1. Muito interessante a análise que vocês fizeram na segunda parte da postagem. Que Picasso conhecia as máscaras ngil é algo quase certo, mas eu fico me questionando se ele realmente conhecia o significado dessas máscaras dentro da cultura Fang. Em caso positivo, acho que a interpretação de vocês seria muito válida! Mas, como tudo em História da Arte, demonstrar essa tese requereria uma pesquisa minuciosa. Neste estudo de caso, fica a pulga atrás da orelha!

    Parabéns ao grupo pelas reflexões!

    ResponderExcluir