Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O martírio de São Sebastião e A ninfa Galateia


Rafael Sanzio - A ninfa Galateia (1507)
Antonio Pollaiuolo - O martírio de São
Sebastião (c. 1474)
                                        

As obras de Martírio causam um equilíbrio visual, onde as cores são opacas, retratando harmonia e com uma iluminação direta. Existe também a técnica de Perspectiva na pintura, porem muito pouco.
Ambos s artistas decidiram agrupar simetricamente as figuras das pinturas. Em ambas existe uma figura principal ao centro da tela, onde todos os elementos ao redor induz você a olhar primeiramente ao centro onde estaria os elementos principais: São Sebastião e a Ninfa, a primeira  é mais simétrica, pelo fato do mesmo esta suspenso e em forma de triangulo,  três a sua direita e o mesmo ao lodo esquerdo.
A segunda imagem parece ser mais natural devido a pureza e aos traços delicados que forma a imagem, desde os músculos dos tritões ao balançar do tecido da Ninfa. Podemos levar em conta o  smufato, na sombra que compõe o corpo de cada um, o cenário que provoca naturalismo. Possui simetria, pois o pintor eleva a atenção a Ninfa, que se encontra centralizada, os anjos formando uma forma triangular, juntamente com pessoas localizado nas laterais da obra. A cor, sombras, simetria e ilusão fazem com que a obra se torne totalmente natural para quem a vê. 

Gean Henrique Arcangio
Thais Alarcon
Jorge Amorim
Adrinao Dutra
Simone Ribeiro

Um comentário:

  1. Pessoal, tenho a impressão de que a imagem não estava exatamente de acordo com o tema do nosso estudo de caso! Editei com as imagens corretas, OK?

    ResponderExcluir