Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

sábado, 14 de abril de 2012

A nobreza e a Liberdade.


Ao fazermos uma analise pré-iconográfica da obra Tiradentes, podemos perceber a assimetria geométrica encontrada entre a escada e a base da plataforma que formam um triângulo, direcionando para a cabeça, sendo a figura central da obra. O mastro com a plataforma formam uma cruz, e as outras partes do corpo dele estão formando figuras geométricas segundarias. Ao fundo temos uma paisagem e casas, dando a impressão de profundidade e longevidade.
No desenvolvimento da analise pela visão politica das obras, podemos dizer que a primeira representa a época em que Dom Pedro e a monarquia estavam no poder, comandando um povo submisso e com o apoio da nobreza, como ostentação ao luxo, representado por sua coroa e vestimenta.
A segunda obra por sua vez, era os ideias republicanos, contra a opressão, expressava a vontade com rebeldia a politica imposta na época, e as consequências de quem se mostra se contra a monarquia, foi o caso desse grande herói, chamado Tiradentes que lutou pela liberdade.


Grupo:
Jefferson Almeida
Osmar Ferreira
Elielza de Jesus
Ivonese de Souza
Reginaldo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário