Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Vadiação, gravura de Carybé

A Capoeira surgiu no Brasil por escravos que vinham da Africa, muitos deles angolanos. Quando chegaram ao Brasil os africanos tiveram a necessidade de criar uma tatica de defesa. Como são um povo de origem alegre e dançante criaram a capoeira, que na maioria dos casos mas se camuflava e se camufla como uma dança do que como uma luta e por esse motivo diversas vezes tem o uso da expresão "Dança de Capoeira".
Conclui-se que Carybé tinha uma relação positiva com o Brasil e suas culturas pelo fato dele ter vivido no estado da Bahia por muitos anos. Sua gravura chamada Vadiação retrata uma roda de capoeira em um lugar público, as cores são fortes e vivas e por esse motivo temos a impresão de ser uma manifestação alegre e harmoniosa. Sua obra nos parece ter um ar de protesto em cada tom ali existente, para que as pessoas que julgam a capoeira e a cultura baiana vejam o contraste  do titulo da obra e suas pré definições com a realidade retratada no quadro.

Autores:
Adriano Dutra
Evandro Gardin
Gean Henrique
Jorge Amorin
Simone Ribeiro
Thaís Alarcon (Redatora)

2 comentários:

  1. Excelente, pessoal! Achei muito legal vocês terem evitado repetir demais o post do grupo anterior, focando mais o lado histórico e cultural da capoeira.

    ResponderExcluir