Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vadiação (Carybé)




Na aula do dia 28/02 aprendemos algumas noções básicas de como interpretar um quadro, utilizamos o quadro do artista argentino Carybé, onde utilizamos um critério muito interessante para descrever esse quadro em grupo, criando uma espécie de debate de opiniões, onde encaixamos todas as respostas dos integrantes do grupo em uma só, assim ficando mais dinâmico e possibilitando de todos participar.

Bom, na obra de Carybé (Vadiação) percebemos q retrata uma roda de capoeira, dança tipica brasileira encontrada em estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, uma dança afro-descendente, no caso praticado por brasileiros que utilizavam essa dança como um lazer, ou refúgio para os escravos.

Essa obra tem a intenção de mostrar ao público, o cotidiano do afro-descendente e dos que seguem essa cultura, mostrar uma manifestação alegre, festiva do povo baiano sendo assim tão famosa pelo mundo inteiro.

Sendo assim uma obra que gera uma certa polêmica em relação ao nome por se chamar vadiação, na época, que poderia ser ter sido feito esse quadro entre 1960 e 1970, era dificil encarar a capoeira como uma manifestação cultural ou como arte por isso o nome de vadiação; Mas pelo pouco que sabemos de Carybé, é óbvio que ele ironizou esse quadro dando um nome negativo, mas retratando muito positivamente a figura do quadro, sendo muito enriquecido com cores alegres, muitas cores quentes, que passa realmente a identidade do povo baiano

Assim fazendo o artista Carybé se identificar muito com a cultura baiana, retratando toda sua experiência de vida na Bahia e essa talvez seja a sua verdadeira identidade cultural.

Autores:
Cauê Resende (redator)
Itala Gonçalves
Leonardo Troaiano
Robson Almeida
Felipe Braz

3 comentários:

  1. Postagem dedicada :
    Itala Gonçalves
    Leonardo Troiano
    Robson Almeida
    Felipe Braz

    Sem trabalho em grupo não tem resultado ;D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os integrantes do grupo pelo ótimo debate de ideias e por compartilhá-lo aqui conosco! Só vale uma pequena correção ao texto: a obra de Carybé não é exatamente um quadro, mas sim uma gravura. De resto, toda a vivacidade da cultura afro-baiana está aí!

    Editei a postagem inicial para incluir os nomes de todos os membros do grupo, OK?

    ResponderExcluir
  3. Ok professor muito obrigado pela oportunidade de postar em seu blog e obrigado pelas correções

    ResponderExcluir