Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Estética e História da Arte. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Na aula de 12 de março, tivemos um estudo de caso referente a 02 obras. A 1° O Rapto Das Sabinas (1799) de Jacques Louis David, e a 2° obra de Pablo Picasso Guernica (1937). Nesta aula fizemos a analise das duas obras.

O Rapto das Sabinas é o nome pelo qual ficou conhecido o episódio lendário da história de Roma em que a primeira geração de homens romanos teria obtido esposas para si através do rapto das filhas das famílias sabinas vizinhas.
Nesta obra, percebe-se um duelo com utilização de muitos armamentos, onde se podem  ver as próprias Sabinas tentando impedir esta batalha, que está sendo disputada entre seus maridos e familiares. Mesmo com diversas crianças assistido esta guerra, existem muitas pessoas mortas. As Sabinas foram os reais motivos que geraram essa guerra. Em sua obra, o artista encarou a guerra como uma questão de “honra e prioridade”, pois se refere às “Sabinas” que eram as esposas de uma parte dos combatentes e também eram filhas da outra parte dos combatentes, que batalharam justamente por estes dois motivos.
Ainda na obra do “Rapto das Sabinas”, fizemos uma análise complete, e a escolhemos por ser uma obra mais chamativa e interessante visualmente.
Descrição pré-iconográfica: existem várias figuras aglomeradas em um campo aberto, utilizando as cores nos tons de marrom e vermelho, com muito contraste, tendo uma figura em destaque que separa e coloca uma divisão entre os grupos.
Análise iconográfica: é retratada uma guerra entre povos distintos, que representa os pais lutando pelas suas filhas “seqüestradas”, tentando tirá-las dos próprios maridos, passando conscientemente uma imagem brutal.
Interpretação iconológica: nesta obra o artista põe em questão a decisão das mulheres de optarem por ficar ao lado dos maridos ou dos familiares, que disputam com o objetivo de tê-las. É fácil perceber que existe um conflito entre os povos e para o artista é uma situação caótica, desorganizada, com grande aglomeração de pessoas, passando uma imagem real da guerra com cores chamativas.



Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937, tela pintada a óleo, que retrata o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Na obra de Picasso, entende-se que já ocorreu uma guerra, pois é fácil perceber pessoas mortas e desmembradas, objetos quebrados, como por exemplo, a espada. A batalha ocorreu em um ambiente fechado, com pouca luminosidade e com grande aglomeração de pessoas. Observando mais detalhadamente, percebe-se a utilização das formas geométricas, retratando algo sombrio pelo fato da obra não impor cores vivas. Também aparecem animais que eram muito presentes nas obras de Picasso, porém até hoje não se tem uma definição da mensagem que o autor tentou passar através destes animais. Nesta obra, a guerra era retratada como uma questão política, onde a oposição não aceitava o mandato do ditador, gerando assim toda esta disputa e destruição.

      KAMILA FREITAS MOREIRA
      ERILANY BARROS DE SOUSA
      THAIS OLIVEIRA DA SILVA        
      ROSILENE SOUSA OLIVEIRA        
     



2 comentários:

  1. De fato, parabéns ao grupo! Acho que fica claro pela imagem que, para Picasso, a guerra provavelmente pareceria uma coisa muito mais sem sentido e irracional do que para David.

    ResponderExcluir